A abertura do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelos atos golpistas de 8 de janeiro mobiliza um amplo esquema de segurança na área central de Brasília. A partir desta terça-feira, 2 de setembro, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) intensifica o policiamento na Esplanada dos Ministérios e na Praça dos Três Poderes.
Operação começa um dia antes e vai até 12 de setembro
As mudanças no tráfego e no acesso aos prédios públicos tiveram início na segunda-feira, 1º de setembro, e permanecerão até o encerramento do julgamento, previsto para 12 de setembro. A Polícia Militar do DF monitora todas as entradas da Praça, enquanto um grupo de inteligência formado por vários órgãos de segurança permanecerá em alerta nos arredores do Supremo Tribunal Federal (STF).
Drones, detectores de metal e cães farejadores
O controle de acesso ao STF inclui detectores de metal e cães farejadores. Drones equipados com câmeras térmicas sobrevoarão a região para identificar movimentações suspeitas. A operação conta, ainda, com bloqueios de vias e revista de passageiros nos pontos de entrada.
Credenciais e cobertura da imprensa
Segundo o STF, mais de 3 mil pessoas solicitaram credenciais para acompanhar as sessões. Os credenciados serão distribuídos nos plenários das Primeira e Segunda Turmas da Corte, onde ocorrerá o julgamento. Mais de 500 profissionais de imprensa, nacionais e estrangeiros, também confirmaram presença.

Imagem: Internet
Cronograma das sessões
As sessões começam diariamente às 9h, com intervalo para almoço das 12h às 14h. O término está previsto para as 19h, exceto em 10 de setembro, quando os trabalhos ocorrerão apenas no turno da manhã.
Com informações de Portal LeoDias