Pular para o conteúdo
Início » Resort inaugura hospedagem imersiva no Instituto Inhotim, em Brumadinho

Resort inaugura hospedagem imersiva no Instituto Inhotim, em Brumadinho

BRUMADINHO (MG) — O Instituto Inhotim, um dos maiores museus a céu aberto do mundo, ganhou em dezembro de 2024 sua primeira opção de hospedagem: o Clara Arte Resort, empreendimento do grupo Clara Resorts comandado pela empresária Taiza Krueder.

Arte e natureza lado a lado

Instalado dentro dos 140 hectares do complexo — que reúne mais de 800 obras de 50 artistas de 18 países e cerca de 1.000 espécies de plantas — o hotel foi concebido para proporcionar estadias imersivas. Agora, visitas guiadas ao museu também ocorrem às segundas e terças-feiras, exclusivas para hóspedes.

Projeto retomado

A construção aproveita o projeto original da arquiteta mineira Freusa Zechmeister (1941-2024), iniciado em 2014 e retomado em parceria com o escritório Hemisfério após anos de interrupção. Os interiores ficaram a cargo da designer Marina Linhares, que adotou paleta de tons terrosos e neutros para destacar obras cedidas pela Galeria Carbono. Artistas como Artur Lescher, Sonia Gomes, Marcius Galan, Luiz Zerbini, Claudia Andujar e Edgard de Souza têm peças expostas nos ambientes.

Estrutura e design

O Clara Arte Resort oferece 46 bangalôs com varanda equipada com lareira e banheiras esculpidas em pedra-sabão, material já previsto por Freusa. Pedras locais aparecem em vários pontos: quartzito Maestro Green nas mesas do restaurante, quartzito Cinnamon nas cubas do Bar Café e granito Verde Candeias em outras áreas comuns.

O mobiliário privilegia criações brasileiras de nomes como Zanine Caldas, Sergio Rodrigues, Geraldo de Barros e Carlos Motta. Marina Linhares também assinou a linha Gerais, produzida pela fábrica mineira Franccino, com peças como a poltrona e a banqueta Apruma, o aparador Xovê e a chaise Cocê.

Lazer e gastronomia

Entre as facilidades estão piscina climatizada de borda infinita com vista para a Serra de Minas, Spa by L’Occitane, saunas úmida e seca, academia e brinquedoteca com mural do fotógrafo Cássio Vasconcellos. A área interna de piscina aquecida, revestida por mosaico de 22 tons de cinza criado pelo artista José Patrício, exigiu investimento de R$ 1 milhão, sem contar a estrutura.

No restaurante, o chef Leo Paixão assina cardápio de culinária mineira, preparado em fogão a lenha.

Expansão programada

O Clara Arte Resort já planeja ampliar suas instalações: até agosto de 2026, estão previstos um spa maior e mais 30 apartamentos com foco em acessibilidade.

Com informações de Casa Vogue

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Author