A Record TV volta a exibir nesta segunda-feira, 1º de setembro de 2025, a novela “A Escrava Isaura”. A reapresentação marca os 150 anos do livro de Bernardo Guimarães e chega à grade com áudio remasterizado e imagem tratada por inteligência artificial.
Exibido originalmente em 2004, o remake foi escrito por Tiago Santiago, com colaborações de Anamaria Nunes e Altenir Silva, sob direção-geral de Hernal Rossano. Ao anunciar a reprise, Santiago destacou as diferenças de sua versão em relação à produção da Globo de 1976, adaptada por Gilberto Braga.
Novidades do remake
Entre as principais alterações, Santiago incluiu:
- a Condessa interpretada por Mayara Magri;
- personagens negros como agentes da própria libertação, quilombos e descendentes de realeza africana;
- o arco de um escravizado que enriquece no garimpo;
- o mistério “Quem matou Leôncio?”, inexistente na primeira versão televisiva.
O autor contou ainda que buscou referências em “Romeu e Julieta” e “A Megera Domada” para a trajetória de Helena (Fernanda Nobre), em poetas românticos para Geraldo (Caio Junqueira) e em textos de Castro Alves para Álvaro (Theo Becker).
Santiago revelou ter recebido elogios de Gilberto Braga, que classificou o trabalho na Record como diferente e “tão bom quanto” o de 1976.

Imagem: Internet
A nova reprise vai ao ar no horário de novelas da emissora e promete exibir, pela primeira vez, a produção com recursos de pós-processamento em alta definição.
Com informações de Portal LeoDias