Pesquisadores da Universidade Federal de Roraima (UFRR) identificaram pegadas fossilizadas de dinossauros na região de Bonfim, próximo à fronteira com a Guiana. As marcas têm aproximadamente 110 milhões de anos e incluem rastros de animais que ultrapassavam 10 metros de altura.
O geólogo Vladimir de Souza, que lidera o estudo, observou os primeiros padrões nas rochas em 2011. “Achamos pegadas de dinossauros gigantes, de mais de 10 metros, e também pegadas menores atribuídas a velociraptors”, explicou.
Após 14 anos de análise, a equipe confirmou que as depressões na superfície arenítica correspondem a rastros originais de dinossauros. Até o momento, já foram identificados seis gêneros, mas os cientistas estimam que mais de 20 tipos diferentes tenham passado pela área.
Além das pegadas, foram encontrados fósseis de vegetação da mesma época, como coníferas, samambaias e plantas com flor, responsáveis pela formação do bioma lavrado característico de Roraima. “As plantas se diversificaram muito; foi uma grande transformação da biota”, destacou o antropólogo Carlos Vieira.

Imagem: Internet
Com a relevância dos achados, os pesquisadores planejam criar um parque geológico em Bonfim para receber turistas, estudiosos e interessados em paleontologia.
Com informações de Portal Leo Dias
