Shreveport (EUA) – A campeã olímpica de patinação artística Oksana Baiul, 47 anos, anunciou a venda de sua mansão em Shreveport, no estado americano da Louisiana, por US$ 1,2 milhão, valor equivalente a cerca de R$ 6,4 milhões.
Em publicação nas redes sociais, a ucraniana que conquistou o ouro nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1994 afirmou que não consegue mais se sustentar na cidade. “Preciso ir para onde o gelo existe”, escreveu, acrescentando que pretende retornar a Las Vegas depois de não conseguir viabilizar uma escola de patinação no imóvel.
Imóvel histórico de 1925
Comprada por Baiul e pelo então marido, Carlo Farina, em 2022, a residência tem 560 m² e foi erguida em 1925 em estilo italiano pelo arquiteto norte-americano Edward Neild. O terreno possui 1,3 acre (cerca de 5.260 m²) e está sendo comercializado pela Osborn Hays Real Estate.
De acordo com o anúncio, a maior parte da casa foi restaurada nos últimos três anos. O imóvel conta com:
- cinco quartos e cinco banheiros;
- sete lareiras de mármore;
- lustres e arandelas originais;
- telhado de ardósia azul da Virgínia e calhas de cobre;
- escada em espiral flutuante apontada como a primeira do gênero nos EUA.
Os ambientes preservam pisos originais de madeira e mármore, trabalhos em gesso feitos por artesãos europeus, armários de cedro embutidos e um cofre da década de 1920. Na área externa, Baiul sugeriu a possibilidade de transformar parte do jardim em pista de gelo.

Imagem: Internet
Estrutura adicional no terreno
A propriedade inclui ainda duas casas na árvore ligadas por ponte levadiça, um apartamento de 46 m² com sala, cozinha, quarto e banheiro, além de uma casa de campo restaurada, porém inacabada.
A separação do casal, anunciada em agosto deste ano, reforçou a decisão de colocar a mansão à venda.
Com informações de Casa Vogue