Madison, município de pouco mais de 5 mil moradores localizado no estado da Geórgia, foi escolhido pela revista Southern Living como o lugar mais bonito para se viver na região Sul dos Estados Unidos.
Fundada em 1809, a cidade preserva casarões erguidos em meados do século XIX, período em que o cultivo e o processamento de algodão impulsionavam a economia local. As construções históricas continuam sendo um dos principais atrativos para visitantes.
Patrimônio afro-americano
Entre os pontos de interesse está um museu dedicado à história afro-americana, instalado na antiga residência de um fazendeiro nascido nos últimos anos da escravidão. Outro endereço que desperta curiosidade é o Rose Cottage, casa erguida por uma mulher que nasceu escravizada, mas conseguiu juntar recursos para construir o próprio lar e o de seus filhos.
Vida contemporânea
Além do patrimônio histórico, Madison oferece novos restaurantes, padarias e lojas. Ganhou destaque recente uma confeitaria de inspiração francesa, onde moradores fazem fila para comprar pães e croissants. Há ainda uma cafeteria funcionando em um antigo posto de gasolina e um motel retrô à beira da estrada, que reforçam o charme da pequena cidade.

Imagem: Sean Pave
Com informações de Casa Vogue