Pular para o conteúdo
Início » Justiça italiana mantém Carla Zambelli detida em Roma por risco de fuga

Justiça italiana mantém Carla Zambelli detida em Roma por risco de fuga

A Justiça da Itália decidiu nesta quinta-feira (28/8) que a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) permanecerá presa no Instituto Penitenciário de Rebibbia, em Roma. O tribunal apontou risco de fuga como principal motivo para negar a transferência da parlamentar para prisão domiciliar ou outra medida menos restritiva.

Zambelli está detida na capital italiana desde 29 de julho, após quase um mês foragida da Justiça brasileira. Na quarta-feira (27/8), ela participou de audiência em que foi apresentado o laudo médico oficial solicitado pelas autoridades locais. O documento concluiu que a deputada tem condições clínicas de continuar encarcerada, desde que receba tratamento de saúde dentro da própria unidade prisional.

A defesa da parlamentar encomendou perícia paralela e alega que Zambelli sofre de pelo menos dez problemas de saúde, argumento que não foi acolhido pelo tribunal. Enquanto o processo de extradição não é concluído, a congressista deve seguir custodiada em território italiano.

Condenações no Brasil

No Brasil, a deputada já foi condenada duas vezes pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Em 22 de agosto, o plenário do STF impôs pena de 5 anos e 3 meses de prisão em regime semiaberto, além da perda do mandato, pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal relacionados à perseguição armada ao jornalista Luan Araújo, apoiador do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em outra ação, a Primeira Turma do STF sentenciou Zambelli a 10 anos e 8 meses de prisão, também em regime inicial semiaberto, por participação na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2023 e pela inserção de documentos falsos na plataforma.

O pedido de extradição apresentado pelo governo brasileiro está em análise pela Justiça italiana, sem prazo definido para decisão.

Com informações de Portal LeoDias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Author