Fausto Silva continua internado no Hospital Israelita Albert Einstein, na capital paulista, desde 21 de maio em razão de uma infecção bacteriana aguda. Aos 75 anos, o apresentador passou por um transplante de fígado e, posteriormente, por um retransplante de rim. No sábado (9), ele foi extubado e, no domingo (10), Dia dos Pais, recebeu a visita dos três filhos – Lara, João e Rodrigo.
Declaração polêmica
Durante participação no podcast Ielcast, o cardiologista Elisiário Júnior, que não integra a equipe médica responsável por Faustão, afirmou que as chances de sobrevivência do apresentador seriam “mínimas”. Segundo ele, o longo período de internação, o uso contínuo de antibióticos potentes e medicamentos para controle de pressão indicariam um quadro “extremamente difícil”.
Resposta de João Silva
Após a alta da ventilação mecânica, o filho de Faustão, João Silva, reagiu à declaração por meio do Instagram. Ele compartilhou uma nota do jornalista Flávio Ricco que dizia: “O Faustão está muito bem, obrigado. Isso é um cala-boca aos irresponsáveis, incluindo-se um médico idiota. Vai arrumar o que fazer e preocupe-se com seus pacientes, se é que tem algum.”
Análise sobre múltiplos transplantes
À CNN Brasil, o chefe do Serviço de Transplante de Órgãos do Aparelho Digestivo do Hospital das Clínicas da USP, Dr. Wellington Andrau, explicou que o risco de complicações após múltiplos transplantes varia conforme a condição clínica do paciente. “Há casos em que transplante simultâneo de fígado e rim evolui bem. Em outros, o risco aumenta, sobretudo se um dos órgãos não funciona adequadamente e compromete o outro”, disse.
O especialista detalhou ainda que as listas de espera por órgãos são estaduais, exceto em São Paulo, que mantém duas regionais. No estado, pacientes com órgão transplantado em funcionamento podem ter prioridade para um segundo procedimento, critério que não se aplica ao restante do país. “Não se trata de furar fila, mas de seguir parâmetros técnicos”, concluiu.

Imagem: fashionbubbles.com
Faustão segue na Unidade de Terapia Intensiva, sendo acompanhado pela equipe do Einstein, sem previsão de alta.
Com informações de Fashion Bubbles