Pular para o conteúdo
Início » Casa Vermelha de Frida Kahlo abre as portas e revela memórias da família Kahlo

Casa Vermelha de Frida Kahlo abre as portas e revela memórias da família Kahlo

CIDADE DO MÉXICO – A residência conhecida como Casa Vermelha, que por décadas abrigou a intimidade da família Kahlo, iniciou visitas públicas em 27 de setembro como Museu Casa Kahlo, propondo uma experiência imersiva sobre a vida da pintora e seus laços familiares.

Quem

A iniciativa é liderada por Mara Romeo Kahlo, sobrinha-neta de Frida, última moradora do imóvel, e pelo escritório nova-iorquino Rockwell Group, responsável pelo projeto museográfico.

O que

O museu apresenta cartas escritas por Frida durante internações, câmeras e daguerreótipos de seu pai, o fotógrafo Guillermo Kahlo, retratos de família e móveis originais. O quarto, a cozinha – que guarda o único mural da artista nesse endereço – e o porão que ela transformou em refúgio também foram preservados.

Onde

O imóvel fica na Rua Aguayo, 54, bairro de Coyoacán, na capital mexicana.

Quando

As visitas podem ser feitas de quarta a segunda-feira, das 9h às 19h.

Como

Cada cômodo foi concebido como uma instalação sensorial, com cores fortes, projeções e sons que dialogam com temas centrais da obra de Frida – dor, corpo, política e desejo. A escala doméstica foi mantida para que o público percorra a casa como um membro da família.

Por quê

Diferente da Casa Azul, museu biográfico inaugurado em 1958, a Casa Vermelha busca interpretar a artista, não apenas exibir objetos. A proposta é reforçar o papel da família na formação de Frida e destacar atividades como a obra social de Cristina Kahlo, irmã da pintora, com o grupo La Ayuda.

Segundo os curadores, a combinação de materiais contemporâneos no projeto arquitetônico evita replicar a antiga morada: a ideia é criar uma linguagem que reflita o espírito livre da artista e sua constante releitura pelo público contemporâneo.

Com informações de Casa Vogue

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Author