Uma residência de 1,2 mil m² erguida sobre as falésias de Trancoso, no litoral sul da Bahia, foi projetada para oferecer contato permanente com a paisagem e um campo de golfe exclusivo. Assinado pelos arquitetos Caio Bandeira e Tiago Martins, do escritório Architects + Co, o imóvel utiliza brises verticais de madeira na fachada para controlar a passagem dos ventos e garantir conforto térmico.
O posicionamento da casa permite que a maioria dos ambientes tenha visão direta do oceano. Ao atravessar a porta do living, o morador se depara simultaneamente com o céu, o mar, as falésias e o gramado do golfe.
Áreas externas
Na área de lazer, a cerâmica da Gail Revestimentos cobre todo o piso em paginação diagonal personalizada. A piscina de borda infinita acompanha a tonalidade da madeira da fachada e dialoga com o azul do mar.
Perto da água, a poltrona Spoon, criação de Thomas Heatherwick para a Magis, acrescenta um ponto de cor e design contemporâneo.
Interiores
A sala de jantar exibe peças de artesanato local garimpadas em ateliês de Trancoso, reforçando o caráter regional do projeto. Em um dos quartos, a varanda recebeu poltrona de balanço posicionada para contemplar o horizonte.
No espaço gourmet, a bancada e os nichos de quartzito Perla Santana contrastam com o piso, também em cerâmica Gail. A mesma cerâmica aparece em tijolinhos que compõem parte da fachada de madeira e brises.
Imagem: Wils Dorig
Equipe e aprovação
A arquiteta Cássia Boaventura, residente em Trancoso, atuou ao lado do Architects + Co na tramitação e aprovação legal da obra.
O projeto foi destaque na edição de junho de 2025 da revista Casa Vogue.
Com informações de Casa Vogue
