O coreógrafo e jurado do Dança dos Famosos, Carlinhos de Jesus, 72 anos, detalhou no último domingo (31) os motivos que o levaram a adotar andador e cadeira de rodas para se locomover. Em entrevista ao programa Fantástico, da TV Globo, o artista contou que vem enfrentando fortes dores causadas por uma doença autoimune que agride a bainha de mielina, camada protetora dos nervos.
Primeiros sintomas e internação
Segundo o coreógrafo, as dores começaram em junho deste ano, durante uma viagem de trabalho a Passo Fundo (RS). “Dava três, quatro passos e a dor voltava. Cheguei a cair e precisei ser internado; para dormir era necessário morfina”, relatou.
Diagnóstico e complicações
Os exames apontaram inflamação nos quadris e tendinite nos glúteos, além da enfermidade autoimune que compromete a mielina. Carlinhos afirma que os sintomas se intensificaram após a pandemia de Covid-19.
Atividade profissional mantida
Apesar das limitações, o dançarino manteve a agenda. Ele ministrou aulas no Festival de Dança de Joinville e seguirá como jurado fixo na próxima temporada do Dança dos Famosos.
Tratamento e expectativa
O plano terapêutico inclui imunoterapia, musculação e exercícios funcionais. “Meu objetivo é me recuperar e voltar a dançar”, disse. Ao lado da jornalista Renata Capucci, que vive com Parkinson, Carlinhos prometeu repetir uma antiga coreografia assim que tiver condições físicas.

Imagem: Internet
Emocionado, o coreógrafo admitiu preocupação com o futuro, mas disse concentrar forças no presente: “Hoje preciso viver com essa limitação, fazendo os exercícios recomendados pelo fisioterapeuta”.
Com informações de Fashion Bubbles