Pular para o conteúdo
Início » Cadeira Klismos, criada na Grécia do século V a.C., segue em produção e conquista novos admiradores

Cadeira Klismos, criada na Grécia do século V a.C., segue em produção e conquista novos admiradores

A cadeira Klismos, vista em representações do século V a.C. e considerada um ícone do mobiliário clássico grego, continua a ser fabricada e utilizada quase 2.500 anos depois. O modelo, reconhecido pelo encosto curvo, assento trançado e pernas em forma de sabre, voltou a ganhar destaque a partir da década de 1930, quando o designer de interiores norte-americano T.H. Robsjohn-Gibbings se deparou com sua imagem em vasos expostos no British Museum.

Impactado pela “vitalidade” do desenho, Robsjohn-Gibbings lançou, em 1936, uma série de réplicas artesanais na Madison Avenue, em Nova York. Um exemplar dessa produção integra hoje o acervo do Metropolitan Museum of Art. Nos anos 1960, o designer uniu-se ao marceneiro ateniense Eleftherios Saridis para ampliar a fabricação. Os modelos em nogueira de tom mel, produzidos até hoje, passaram a ocupar residências da alta sociedade grega e foram fotografados pelo britânico Slim Aarons, que registrou a peça em autorretrato na Acrópole.

De acordo com George Manginis, diretor acadêmico do Museu Benaki, em Atenas, nenhum exemplar original sobreviveu, e as primeiras reinterpretações surgiram entre os séculos XVIII e XIX, impulsionadas pelo neoclassicismo. Uma das exceções elogiadas pelo especialista é o conjunto projetado para a Villa Kérylos, na Côte d’Azur, residência do arqueólogo francês Théodore Reinach.

Apesar das adaptações ao longo dos séculos, a Klismos mantém o design essencial que atraiu nomes como Karl Lagerfeld e Madonna, além da editora de moda Jessica Sailer, cuja casa exibe diversas versões da cadeira. Manginis prepara uma exposição dedicada à peça ainda neste ano e atribui seu apelo duradouro à ligação com o ideal democrático e artístico da Grécia Clássica: “Se Péricles se sentasse em uma cadeira, seria nesta”, afirma.

Com informações de Casa Vogue

Author