Vancouver (Colúmbia Britânica) – Uma construção de madeira de aparência futurista vem chamando atenção na Ilha Keats, em Howe Sound. Batizada de The Nest, a cabana foi projetada pela arquiteta russa Daria Sheina como um refúgio autônomo que privilegia integração à natureza e soluções sustentáveis.
O projeto combina duas peças cúbicas pré-fabricadas, empilhadas com apoio de helicóptero para vencer o terreno íngreme e preservar a vegetação local. O conjunto resultou em uma morada minimalista de três pavimentos: sala de estar, cozinha e banheiro ocupam o nível térreo; os dormitórios ficam distribuídos nos andares superiores.
Entre os recursos de autossuficiência, a residência conta com painéis solares para geração de energia e sistema próprio de captação e filtragem de água, requisitos considerados fundamentais pela autora para construções em regiões remotas do Noroeste do Pacífico.
A proposta de Sheina busca servir de modelo para edificações sustentáveis pré-fabricadas, aliando rapidez de montagem, menor impacto ambiental e adaptação a cenários naturais preservados.

Imagem: casavogue.globo.com
Com informações de Casa Vogue