A antiga Roxburgh Church, erguida em 1752 na vila rural de Kelso, na Escócia, foi colocada à venda por 150 mil libras esterlinas (cerca de R$ 1 milhão, na cotação atual). Embora o templo seja tombado como patrimônio histórico, as autoridades locais já autorizaram a conversão do imóvel em casa de família.
O anúncio é conduzido pela imobiliária Hastings Legal, que apresentou um projeto para adaptar o edifício sem comprometer sua estrutura original. O plano prevê a preservação de elementos como púlpito, portas, vitrais, bancos e painéis de madeira, incorporando-os ao novo mobiliário.
Segundo a proposta, o térreo abrigará sala de estar, cozinha, sala de TV, banheiro, lavabo e lavanderia. No piso superior, estão previstos três quartos — um deles com varanda —, além de mais um banheiro.
Para tornar a futura residência mais eficiente em termos energéticos, o projeto inclui aquecimento por bomba de ar, paredes internas isoladas e envidraçamento secundário. A Hastings Legal descreve a igreja como “uma descoberta maravilhosa para quem está pronto para iniciar sua jornada de reformas”.

Imagem: casavogue.globo.com
Com informações de Casa Vogue