Pular para o conteúdo
Início » Caixas d’água viram atrações arquitetônicas em 19 cidades ao redor do mundo

Caixas d’água viram atrações arquitetônicas em 19 cidades ao redor do mundo

Estruturas criadas para armazenar água podem se transformar em verdadeiros marcos urbanos. Uma seleção divulgada pela edição Oriente Médio da revista Architectural Digest, repercutida pela Casa Vogue, reúne 19 caixas d’água que se destacam pelo desenho incomum, pela escala monumental ou pelo valor histórico. Os exemplares estão distribuídos em quatro continentes e vão de torres em concreto dos anos 1970 a construções disfarçadas de monumentos clássicos.

1. Riade, Arábia Saudita

Erguida em 1971, a caixa d’água de concreto da capital saudita alcança 61 m e tornou-se símbolo moderno da cidade.

2. Al-Khobar, Arábia Saudita

Instalada em 2023 em uma ilha próxima à costa, a torre fornece água à região e abriga restaurante panorâmico no último nível.

3. Espoo, Finlândia

Projetada por Erkko Virkkunen em 1968, a estrutura circular de 45 m de altura e diâmetro lembra um disco voador e tem restaurante no topo, cenário do filme finlandês “Black Ice” (2007).

4. Svaneke, Dinamarca

Assinada por Jørn Utzon em 1952, a torre apoiada em três pilares na ilha de Bornholm remete a instrumentos de navegação e é classificada como monumento histórico.

5. Cidade do Kuwait, Kuwait – série listrada

Desde 1976, 33 torres cilíndricas listradas abastecem a capital kuwaitiana; cinco grupos compõem o conjunto.

6. Cidade do Kuwait, Kuwait – Torres do Kuwait

Trio inaugurado em 1979 combina engenharia e arte islâmica. A torre principal chega a 187 m, contém dois reservatórios esféricos e recebe iluminação noturna.

7. Diversos estados, Estados Unidos

Modelos pintados com um rosto sorridente aparecem em Michigan, Wisconsin, Iowa e Indiana, levando bom-humor a pequenas cidades.

8. Wiener Neustadt, Áustria

Construída em 1909 pelos arquitetos Siegfried Theiss e Hans Jaksch, continua operando como parte da rede pública da cidade.

9. Rostock, Alemanha

Datada do fim do século XIX, a torre de tijolos lembra um castelo medieval e é um dos cartões-postais da cidade portuária no norte alemão.

10. Landskrona, Suécia

Localizada no ponto mais alto da cidade, a construção de 1904, com 66 m, foi convertida em condomínio residencial de 15 andares em 1992.

11. Thorpeness, Reino Unido

Erguida em 1923, a torre foi camuflada como chalé elevado para se integrar à paisagem. Hoje, a “Casa nas Nuvens” pode ser alugada por temporada.

12. Chicago (Illinois), Estados Unidos

O edifício de 1869 sobreviveu ao Grande Incêndio de 1871 e é classificado como ponto histórico. Oscar Wilde chegou a criticar sua fachada neogótica.

13. Warren (Michigan), Estados Unidos

Eero Saarinen desenhou a torre em 1945, incorporando formas inspiradas na Era Espacial, marca registrada do arquiteto.

14. Rochester (Minnesota), Estados Unidos

Construída em 1929, a torre em forma de espiga de milho possui 46 m e homenageia a fábrica de conservas instalada ao lado.

15. Kingsburg (Califórnia), Estados Unidos

Reformada nos anos 1980, a estrutura de 37 m virou o “maior bule de café sueco do mundo”, título certificado pela World Record Academy.

16. Sunnyvale (Califórnia), Estados Unidos

Para lembrar as latas de frutas da marca Libby’s, a torre recebeu pintura igual às embalagens produzidas pela fábrica local inaugurada em 1906.

17. Circleville (Ohio), Estados Unidos

Pintada como abóbora em 1997, a caixa d’água se tornou ícone do festival anual dedicado ao fruto na cidade do interior de Ohio.

18. Clanton (Alabama), Estados Unidos

Inspirada nos pomares regionais, a estrutura conhecida como “Peachoid” foi erguida em 1981 e já apareceu em séries de TV como “House of Cards”.

19. Niles (Illinois), Estados Unidos

Réplica da Torre de Pisa, a construção de 1934 oculta bombas d’água do antigo parque de lazer local e é palco de festival de verão.

Os 19 projetos demonstram como a função de armazenamento pode ganhar leitura criativa, transformando infraestruturas básicas em pontos turísticos ou referências culturais.

Com informações de Casa Vogue

Author