Uma seleção de 14 projetos de interiores ilustra como o azul pode transitar do clássico ao contemporâneo em diferentes ambientes residenciais. As propostas incluem desde paletas neutras até contrastes vibrantes, destacando marcenaria, estofados, revestimentos e acessórios.
Azul + vermelho
Na Casa do Uxua Maré, parte do Uxua Casa Hotel & Spa em Trancoso (BA), o holandês Wilbert Das e o norte-americano Bob Shevlin apostaram em acessórios azuis e vermelhos para criar clima náutico em uma construção erguida com materiais de demolição vindos de Minas Gerais.
Azul + terracota
A sala de estar da criadora de conteúdo Sandra (@_finntage) recebeu pintura de meia parede em bege acinzentado e terracota, além de sofá, tapete e luminária em diferentes tons de azul.
Azul + madeira clara
No dúplex de 120 m² assinado pelo Studio MEMM, a cozinha inferior exibe marcenaria azul claro combinada a madeira e revestimentos que simulam pedra, atendendo às necessidades de um chef.
Azul + verde
O escritório COTA760 integrou cozinha e áreas sociais em apartamento de 93 m², destacando pórtico sob medida em azul e painel de ladrilhos hidráulicos verdes na parede de fundo.
Azul + branco
Em apartamento de 170 m² no Jardim Oceânico (RJ), a arquiteta Cristina Bezamat reuniu armários azuis retrô, azulejos tipo metrô e bancadas de quartzo para compor cozinha de atmosfera clássica.
Azul + cinza + uva
No projeto da Casa Cururu para apartamento de 160 m² no Rio de Janeiro, marcenaria azul claro encontra revestimentos cinza, enquanto pendentes em tom de uva iluminam a mesa de jantar integrada.
Azul + madeira natural
No Rancho da Montanha, refúgio de Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank em Teresópolis (RJ), um sofá modular azul profundo contrasta com as tonalidades terrosas do living projetado por Duda Porto.
Azul + preto + terrosos
A cozinha de 28 m² em casa no bairro Cidade Jardim (SP), reformada pela arquiteta Tainá Binato, reúne mobiliário azul sob medida, portas de alumínio preto e bancada de quartzito Taj Mahal.
Azul + amarelo
No quarto de apartamento de 400 m² em Copacabana, o designer francês Jean de Just aplicou várias nuances de azul em paredes e roupa de cama, complementadas por acessórios mostarda.

Imagem: Adriano Pacelli
Azul + preto + branco
Em residência de 325 m² na Barra da Tijuca (RJ), o escritório A+G Arquitetura combinou parede azul ao mobiliário preto e branco no quarto infantil, seguindo a cor favorita da família.
Azul + branco + bege
A arquiteta Mônica Gervásio atualizou casa de praia em Búzios (RJ) dos anos 1950/1960, usando azul em roupas de cama, almofadas e cortinas para reforçar proposta litorânea aconchegante.
Azul até no teto
O Studio LAK Arquitetura pintou teto, paredes e bufê em azul intenso em sala de jantar de apartamento de 280 m² no Jardim Paulista (SP), criando contraste com madeira e piso de taco em espinha de peixe.
Azul + estampas
Na casa de campo de 800 m² assinada por João Panaggio, a cozinha mescla ilha azul claro e frontão com ladrilhos hidráulicos estampados, em meio a materiais naturais como madeira e pedra bruta.
Listras azuis
No banheiro da suíte máster de apartamento de 240 m², a arquiteta Bianca da Hora utilizou cerâmica azul e criou listrado com azulejos brancos e azuis na área de banho.
Os 14 ambientes reforçam a adaptabilidade do azul ao dialogar com cores complementares ou tons neutros, comprovando sua popularidade em propostas que vão do litoral ao campo e de pequenos apartamentos a refúgios sustentáveis.
Com informações de Casa Vogue