Pular para o conteúdo
Início » Chef Henrique Fogaça fala sobre epilepsia da filha e médica destaca causas e tratamentos

Chef Henrique Fogaça fala sobre epilepsia da filha e médica destaca causas e tratamentos

Na semana do Dia de Conscientização da Epilepsia, celebrado em 14 de setembro, o jurado do MasterChef Brasil, Henrique Fogaça, utilizou as redes sociais para chamar atenção para o diagnóstico de sua filha mais velha, Olivia, de 18 anos. O chef ressaltou a importância de divulgar informações sobre a doença neurológica considerada a mais comum no mundo.

O que é epilepsia

A epilepsia é caracterizada por crises epilépticas recorrentes, decorrentes de descargas anormais de neurônios no cérebro. Os episódios podem ocorrer em intervalos variados e apresentar diferentes intensidades.

Frequência de resposta ao tratamento

Especialistas apontam que cerca de 70% dos pacientes vivem bem quando a condição é diagnosticada e tratada adequadamente. Entretanto, 30% a 40% não respondem aos medicamentos de primeira linha — situação na qual se encontra Olivia, segundo o pai.

Principais causas

De acordo com o neurologista Dr. Denis Bichuetti, do HCor, as causas podem ser divididas em dois grupos:

  • Primárias: síndromes genéticas que se manifestam na infância ou adolescência;
  • Secundárias: tumores cerebrais, acidente vascular cerebral (AVC), meningite, encefalite herpética e outras doenças que provocam lesões no cérebro.

Opções de tratamento

O especialista explica que algumas formas da doença são consideradas benignas e podem ser controladas com baixa dosagem de medicamentos. Nos quadros mais graves, o uso contínuo de remédios é necessário e, em determinados casos, intervenção cirúrgica pode ser recomendada para reduzir ou eliminar as crises.

Henrique Fogaça reforçou que compartilhar a história da filha é uma forma de incentivar o diagnóstico precoce e assegurar que mais pessoas tenham acesso ao acompanhamento neurológico adequado.

Com informações de Portal LeoDias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Author