Pular para o conteúdo
Início » Eduardo Bolsonaro pede à Câmara autorização para cumprir mandato dos Estados Unidos

Eduardo Bolsonaro pede à Câmara autorização para cumprir mandato dos Estados Unidos

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) encaminhou um ofício ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), solicitando permissão para exercer o mandato a partir dos Estados Unidos, onde reside desde fevereiro.

No documento, enviado nesta quinta-feira, 28 de agosto, o parlamentar afirma ser alvo de “perseguição política e jurídica” pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Ele pede a adoção de mecanismos que viabilizem a participação remota em votações e sessões, citando como precedente o sistema adotado durante a pandemia de covid-19.

Viagem no Carnaval e permanência no exterior

Eduardo conta que viajou aos EUA no período de Carnaval “com uma pequena mala, em caráter predominantemente privado”. Ainda durante a estadia, diz ter tomado conhecimento de suposta articulação para cassar seu passaporte, o que o levou a permanecer no país. Desde então, está em licença não remunerada.

“Não poderia correr o risco de interromper esforços diplomáticos tão relevantes”, escreveu o deputado, que alega continuar atuando em “agendas de diplomacia parlamentar” fora do Brasil. Ele reafirma que não pretende renunciar ao cargo.

Prazo de licença encerrado

Ao deixar o Brasil, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro pediu licença por 120 dias. O período terminou em 20 de julho e, segundo o regimento da Câmara, não pode ser prorrogado. A norma interna estabelece a perda de mandato para deputados que faltarem a mais de um terço das sessões no ano.

Na semana que antecedeu o fim da licença, Eduardo admitiu, em entrevista, a possibilidade de perder o mandato: “Se for o caso de perder o mandato, vou perder o mandato e continuar aqui. O trabalho que estou fazendo aqui é mais importante do que o que eu poderia fazer no Brasil”.

Eduardo Bolsonaro pede à Câmara autorização para cumprir mandato dos Estados Unidos - Imagem do artigo original

Imagem: Internet

Posicionamento da Mesa Diretora

Questionado pela imprensa ao longo dos últimos meses, o presidente da Câmara, Hugo Motta, negou a intenção de autorizar a atuação remota do deputado.

Até o momento, não há decisão oficial sobre o pedido.

Com informações de Portal Leo Dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Author