A Justiça de Berlim condenou a 18 meses de detenção um jovem de 16 anos envolvido na preparação de um atentado contra apresentações da turnê “The Eras Tour”, de Taylor Swift, que ocorreriam entre 8 e 10 de agosto de 2024 em Viena, na Áustria.
Segundo o processo, o réu tinha 14 anos quando o plano foi articulado. Ele e outros três suspeitos teriam sido radicalizados em plataformas digitais por grupos ligados ao Estado Islâmico, que os incentivaram a executar ataques com facas e explosivos caseiros.
As investigações indicam que a ameaça levou ao cancelamento dos shows programados para a capital austríaca. Os demais suspeitos foram detidos entre 6 e 8 de agosto de 2024. O suposto mentor do atentado ainda é alvo de inquérito em andamento.
Na época do cancelamento, Taylor Swift lamentou o ocorrido em redes sociais. “Foi devastador ver nossos shows em Viena cancelados”, escreveu a cantora, acrescentando ter sentido “medo” e “culpa” pelo risco enfrentado pelos fãs, mas também gratidão às autoridades por evitarem vítimas fatais.

Imagem: Internet
O adolescente condenado cumprirá a pena em um centro de detenção juvenil na Alemanha.
Com informações de Portal LeoDias